Quantos nerds passaram por aqui?

sexta-feira, abril 08, 2011

Super Campeões!


Quem foi criança nos anos 90, principalmente os meninos, deve se lembrar dessa animação nipônica intitulada "Super Campeões" (no original, "Captain Tsubasa") que foi responsável por levar um pouco da magia do futebol para o mundo infanto-juvenil ficcional.
A série japonesa de sucesso, oriunda do mangá de mesmo nome, foi uma obra criada no princípio dos anos 80, no Japão, objetivando popularizar mais o esporte, fato que de certa forma funcionou. O desenho, protagonizado por Tsubasa Ozoora (chamado aqui, de Oliver Tsubasa), conta a história dele, um jovem e talentoso aspirante à jogador de futebol, e todos os percalços para conseguir o êxito, além de mostrar a história de outros de seus colegas jogadores.
Como um bom produto nipônico, o anime possui muita fantasia. Os chutes de trivela, as bicicletas, os gols, os jogos, são verdadeiras batalhas, genuínos golpes. Usam e abusam de câmeras lentas em que milhões de pensamentos e narrações das personagens centrais são colocadas. A bola então, é capaz de cada ângulo que só um kamehameha faria!
Bom, sei que mais ou menos em 2004, ou 2005 (não faço ideia, confesso), Super Campões voltou a passar na televisão, mais precisamente no Cartoon. O que me chamou atenção, é que o desenho estava bem diferente do que eu tinha nas lembranças de infância... O progresso de Tsubasa e seus colegas era logo mostrado, e ele ia parar no... Brasil! Sim, possivelmente, o que me fez ver quase todos os episódios, foi a participação de nosso país querido em um anime (algo raro, na maioria das vezes vemos ingleses, alemães ou americanos nas páginas de mangá). As homenagens à nossa seleção são várias: Tsubasa conhece Roberto, um grande ex jogador de futebol (seria Zico? dizem que é inspirado num jogador do Cruzeiro) que parou de jogar por um deslocamento na retina e que vira meio que seu tutor. Tsubasa ainda joga no Brasil, em um time chamado "Brankos" (direta referência ao São Paulo), e rivaliza com Rivaul (claro, Rivaldo!).
Descobri que existem várias versões da série, inclusive uma da época de 2002, em que, obviamente, muito da Copa fora aproveitado. Um dos marcantes acontecimentos no anime, é a final da Copa do Mundo, sendo Japão x Brasil, e o Japão ganhando (vai demorar um bocadinho até isso se tornar realidade...).
Amo minha seleção querida, porém, não escondo que tenho uma simpatia profunda pelo time japonês, influenciada pelas produções de anime. Eles são pragmáticos, rigorosos, e possuem muita garra, o que é muito admirável. Vamos ver se eles conseguem ganhar algum joguinho mais...!

Bruh

5 comentários:

  1. NOOOOSSA momento nostalgia esse, mas não sabia que tinha voltado a passar na cartoon e nem assisti os epi do Brasil, se pah baixo pra ver ^^

    ResponderExcluir
  2. Milete, tás muito eficiente! Além de criar seus posts ainda consegue pôr os meus.. Fechou!!!

    ResponderExcluir
  3. O jogador do cruzeiro a qual o desenho se refere é tostão, craque da seleção brasileira campeã de 1970.Ele parou de jogar devido a uma bolada que tomou no olho , deslocando sua retina .

    ResponderExcluir
  4. mas o que vc comentou aa verdade o Rivao se encontra no catauna o Tsubasa é reserva dele que seria o barcelona, no brankos ele rivaliza com um jogador do Domingos que é o Santana, e na copa só mostra o pontapé inicial, não aparece o jogo, esse anime foi feito para divulgar a copa de 2002 no japão

    ResponderExcluir